Caixa de texto: CLASSE DE GUIA
Caixa de texto: Copyright 2009 - 2012 DESBRAVANDO.com.br - Todos os direitos reservados
Este site é melhor visualizado em resolução de tela de 1024x768
Desenvolvido e administrado por Raphael Gusmão

CLASSE DE GUIA

 

GERAL

 

1. Ter, no mínimo, 15 anos de idade.

 

2. Ser membro ativo do clube de Desbravadores

 

3. Decorar e explicar o voto de fidelidade à Bíblia.

 

4. Ler o livro do Clube do Livro Juvenil do ano em curso e resumi-lo em um parágrafo.

 

5. Ler um livro sobre a história da Igreja Adventista, com destaque especial para a realidade de seu país.

 

6. Ler o livro “Nossa Herança” (se não foi lido anteriormente).

 

 

I - DESCOBERTA ESPIRITUAL

 

1. Explicar como um cristão pode ter os dons espirituais descritos por Paulo na sua carta aos Coríntios.

 

2. Estudar e debater sobre como o serviço do santuário, no Antigo Testamento, apontava para a cruz e para o ministério pessoal de Jesus.

 

3. Ler e resumir três histórias de pioneiros adventistas. Contar estas histórias na reunião do clube, no culto JA, ou na Escola Sabatina.

 

4. Decorar um texto da Bíblia em cada uma das sete categorias a seguir (o número 4 pode ser de sua própria escolha):

 

• Grandes Passagens

1) II Timóteo 03:15, 16 - 2) Romanos 10:17 - 3) Daniel 8:14 - 4) ...

 

• Salvação

1) Filipenses 03:07-09 - 2) I Corintios 05:07, 08 - 3) I Corintios 06:19, 20 - 4) ...

 

• Doutrina

1) Mateus 24:24-27 - 2) Ecles. 09:05, 06,10 - 3) Hebr. 04:14-16 - 4) ...

 

• Oração

1) Filip. 04:06, 07 - 2) Efésios 03:20, 21 - 3) Mateus 05:44 - 4) ...

 

• Relacionamentos

1) Atos 17:26, 27 - 2) I Pedro 04:10 - 3) I Pedro 03:15 - 4) ...

 

• Comportamento

1) Lucas 12:15 - 2) I Coríntios 10:31 - 3) Tiago 04:07, 08 - 4) ...

 

• Promessa / Louvor

1) Salmos 46 - 2) Salmos 55:22 - 3) I Coríntios 10:13 - 4) ...

 

 

II - SERVINDO AOS OUTROS

 

1. Ajudar a organizar e participar em uma das seguintes atividades:

 

a. Fazer uma visita de cortesia a uma pessoa doente.

b. Adotar uma pessoa ou família em necessidade e ajudá-los.

c. Qualquer outro projeto de sua escolha aprovado por seu líder.

 

2. Participar em um debate sobre Evangelismo Pessoal, e colocar alguns princípios em prática numa situação real.

 

 

III - DESENVOLVENDO AMIZADE

 

1. Assistir a uma palestra ou aula e examinar suas atitudes em relação a dois dos seguintes temas:

 

a. A Importância da escolha profissional.

b. Como se relacionar com os pais.

c. A escolha da pessoa certa para namorar.

d. O plano de Deus para o sexo.

 

 

IV - SAÚDE E APTIDÃO FÍSICA

 

1. Fazer uma apresentação para alunos do ensino fundamental sobre os oito remédios naturais dados por Deus.

 

2. Completar uma das seguintes atividades:

 

a. Escrever uma poesia ou artigo para ser divulgado em uma revista, boletim ou jornal da igreja.

 

b. Individualmente ou em grupo organizar e participar em uma Corrida Rústica ou atividade similar. Apresentar antecipadamente seu programa de treinamento físico para este evento.

 

c. Ler as páginas 102-125 do livro “Temperança” de Ellen White, e preparar um trabalho com 10 textos especiais selecionados da leitura.

 

d. Completar a especialidade de Nutrição ou liderar um grupo para a especialidade de Cultura Física.

 

 

V - DESENVOLVENDO ORGANIZAÇÃO E LIDERANÇA

 

1. Preparar um organograma sobre a estrutura administrativa da Igreja Adventista em sua Divisão.

 

2. Participar de um curso para conselheiros ou convenção de liderança para desbravadores coordenada por sua Associação/Missão ou seis reuniões da diretoria de seu clube.

 

3. Planejar e ensinar pelo menos dois requisitos de uma especialidade para um grupo de desbravadores.

 

 

VI - ESTUDO DA NATUREZA

 

1. Ler a história da infância de Jesus no capitulo 7 do livro “O Desejado de Todas as Nações”, em seguida demonstrar a importância que o estudo da natureza teve em sua educação e ministério. Ao final, apresentar para um grupo as lições encontradas em seu estudo.

 

2. Completar uma das seguintes especialidades:

 

a. Ecologia.

b. Conservação Ambiental.

 

 

VII - ARTE DE ACAMPAR

 

1. Participar em um acampamento de final de semana e planejar antecipadamente com seu grupo o equipamento que deve ser levado.

 

2. Planejar e cozinhar, de maneira satisfatória, três refeições ao ar livre.

 

3. Construir e utilizar um móvel de acampamento em tamanho real, com nós e amarras.

 

4. Completar uma especialidade não realizada anteriormente que possa ser contada para o Mestrado em Aquática, Esporte, Atividades Recreativas ou Vida Campestre.

 

 

VIII - ENRIQUECENDO SEU ESTILO DE VIDA

 

1. Completar uma especialidade, não realizada anteriormente, em alguma das seguintes áreas:

 

a. Atividades Agrícolas

b. Ciência e Saúde

c. Habilidades Domésticas

 

 

CLASSE AVANÇADA - GUIA DE EXPLORAÇÃO

 

Os requisitos da classe avançada podem ser substituídos pelos requisitos do cartão da medalha de prata, caso ainda não tenham sido realizados. Seu cumprimento tem valor para o recebimento da medalha e da classe avançada.

 

1. Completar a especialidade de Mordomia.

 

2. Ler o livro “Caminho a Cristo” e escrever uma página sobre o efeito da leitura em sua vida.

 

3. Cumprir um dos seguintes:

 

a. Trazer dois amigos para assistir a duas diferentes reuniões da igreja.

 

b. Ajudar a planejar e participar de, no mínimo, quatro domingos em uma série de evangelismo jovem ou da igreja.

 

4. Escrever 750 palavras ou apresentar uma palestra de pelo menos dez minutos sobre como fazer e manter amigos.

 

5. Cumprir três dos cinco grupos da área de aptidão física do registro da medalha de prata que não tenham sido cumpridos em outra classe.

 

6. Observa, durante o período de três meses, o trabalho dos diáconos, apresentando um relatório detalhado de suas atividades, contendo:

 

a. Cuidado da propriedade da igreja.

b. Cerimônia de lava-pés.

c. Cerimônia de batismo.

d. Recolhimento dos dízimos e ofertas.

 

7. Completar o mestrado em Vida Campestre.

 

8. Projetar três tipos diferentes de abrigo, explicar seu uso e utilizar um deles em um acampamento.

 

9. Assistir um seminário ou apresentar uma palestra sobre dois dos seguintes tópicos:

 

a. Aborto

b. AIDS

c. Violência

d. Drogas

 

 

AVALIAÇÃO

 

Nome: _______________________________

Data da Avaliação:             ____/____/____

Data de Investidura:           ____/____/____

Instrutor: _____________________________

Diretor: ______________________________

Regional: _____________________________

 

 

 

Fonte: www.desbravadores.org.br

 

APRESENTAÇÃO

Caixa de texto: Desbravadores
Caixa de texto: Classes
Caixa de texto: Especialidades
Caixa de texto: Cargos/Funções

SEJA BEM VINDO

Caixa de texto: Inicio

BANNERS

INSTITUCIONAL

Caixa de texto: Sobre o site
Caixa de texto: Administradores
Caixa de texto: Políticas do Site
Caixa de texto: Mapa do Site
Caixa de texto: Fale Conosco

FIQUE POR DENTRO

Caixa de texto: Nisto Cremos
Caixa de texto: Downloads
Caixa de texto: Links Úteis
Caixa de texto: Noticias
Caixa de texto: Perguntas

DIVIRTA-SE

Caixa de texto: Jogos e Testes
Caixa de texto: Curiosidades
Caixa de texto: Boa Leitura
Caixa de texto: Mural/Recados
Caixa de texto: ***